Quantcast
Channel: Mais Tráfego » maistrafego
Viewing all articles
Browse latest Browse all 9

Entrevista com Jóni Oliveira – Webmaster

$
0
0

Depois de uma primeira entrevista com o Eduardo Santos que podem ver aqui que correu bastante bem vimos hoje apresentar a segunda entrevista desta série que se vai realizar aqui no blog do Mais Tráfego. Desta vez,  convidamos para entrevista Jóni Oliveira (perfil no fórum) que atualmente trabalha como webmaster em alguns blog’s nacionais e é administrador da Centima, um empresa de hosting em Portugal.

ENTREVISTA

1-EM PRIMEIRO LUGAR DIZ-NOS QUEM ÉS, IDADE, ONDE MORAS E O QUE GOSTAS DE FAZER NOS TEUS TEMPOS LIVRES.

Chamo-me Jóni Oliveira, tenho 20 anos sou de São Mamede (Batalha, Leiria) e nos tempos livres gosto de jogar airsoft e fazer btt, embora cada vez tenha menos tempo livre e me tenha de dedicar ao trabalho.

Profissionalmente sou gestor da Centima.pt , webmaster e blogger. A minha vida profissional baseia-se quase toda na Internet. Já tive algumas dezenas de blogs, lojas online, entre muitas outras coisas, adoro criar novos projectos, infelizmente nem todos duram o planeado, mas não sou pessoa de desistir de nada com facilidade

2-O QUE FAZIAS ANTES DE TRABLHAR NA INTERNET?

Só me comecei a dedicar à Internet acerca de 2 anos, depois de descobrir os PTCs e mais tarde o webmastering. Por isso e como dá para entender pela minha idade, era estudante.

3-COMO COMEÇASTE A TRABALHAR NA INTERNET?

Essa pergunta é complicada, mas penso que comecei a trabalhar no mundo online como quase todas as pessoas que conheço que agora fazem disto vida. No início começou pela descoberta que era possível fazer dinheiro sem sair de casa, basicamente a gerir sites e tentar vender os produtos de empresas (afiliação, etc). Não comecei nisto por dinheiro, até porque pensava que o que se ganhava pela internet (como tinha entendido pelo facto de começar em PTCs) eram migalhas, mas ao longo do tempo tive a oportunidade de conhecer e falar com bastantes pessoas que me abriram os olhos para a potencialidade do mercado online e também fui adquirindo novos conhecimentos e a pouco e pouco percebi a verdadeira potencialidade do que é ganhar online e que valia apena trabalhar nesta área.

4-PORQUE É QUE TE INSCREVESTE NO MAIS TRÁFEGO?

Sinceramente não me recordo como cheguei ao Mais Tráfego, mas tenho uma ideia que fui um dos tantos que cá caiu de pára-quedas. Cheguei cá no início de 2010 salvo erro e desde então nunca mais se viram livres de mim eheh, muitas horas que já aqui passei e muitas oportunidades e conhecimentos que adquiri através do fórum e de alguns colegas do +t que agora posso chamar de amigos.

5-QUAL FOI O TEU PRIMEIRO PROJETO?

O meu primeiro projecto foi um servidor de World of Warcraft, na altura descobri o Mambo e o PHP Fusion, foram os CMS que utilizei para criar o portal de registo de utilizadores. Por incrível que pareça, o meu vício por este fantástico jogo tornou-me no que sou hoje. Para além de me ter aberto portas para a minha profissão, visto ter sido a partir daqui que ganhei o gosto pela informática também me deu a oportunidade de “criar um site” e aprender mais sobre criação e gestão de sites com base em CMS.

6-COMO FOI A ENTRADA NA EQUIPA DO MAIS TRÁFEGO E COMO ACONTECEU ISSO?

A entrada na equipa foi espectacular, não estava nada à espera do convite, até porque existem muitos utilizadores com anos a mais de registo do que eu e que muito contribuem para o bem-estar, informação e partilha de conhecimentos na comunidade. O Francisco Esteves (asturmas) convidou-me numa altura em que era suposto eu deixar de andar tanto por fóruns e dedicar-me mais ao trabalho, no entanto não consegui dizer que não. Afinal de contas é o maior fórum de webmasters português e pensei logo nas oportunidades que me poderia vir a trazer, tanto a nível pessoal como profissional.

7-TENS IDEIA DE QUANTOS BLOG’S JÁ TIVESTE?

Mais de uma centena sem dúvida nenhuma, em nichos completamente distintos, desde tatuagens a casas modulares, humor a armas, etc. Simultaneamente tive 83 blogs, no entanto deixava-me pouco tempo para “viver” e decidi vender tudo (também devido à abertura da loja).

8-QUAIS SÃO OS TEUS “MENTORES” NOS BLOGS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS?

No inicio guiei-me por sites sobre ganhar dinheiro, como o ganha fácil (ptcs), mais tarde descobri a Escola Dinheiro do Paulo Faustino, depois o Dinheiro Oportunidade do Custódio Fernandes e o Webmilionário do Fernando Amaral, li muitos outros blogs sem ser estes, mas estes talvez sejam as referências do meu inicio de carreira. J Agora não leio tanto, mas gosto de ler os artigos do Dinheiro Oportunidade principalmente, da SEOmoz, MestreSEO, entre mais alguns Brasileiros e outros Ingleses. Cada vez menos leio, aprendi que a melhor solução é testar, falhar, voltar a testar e falhar até conseguir.

9-QUAL FOI O BLOG QUE TE DEU MAIS GOZO TRABALHAR E AQUELE QUE TE MAIOR ÊXITO?

O lixado.com que agora já não é meu, não posso dizer que foi o meu melhor projecto, até porque o melhor por enquanto não o vou revelar. Mas foi no LIXADO que aprendi quase tudo o que sei e foi nele que testei diversas técnicas, tanto de rentabilização como de posicionamento. Basicamente foi com este site que cresci, os restantes já foram feitos com 10% da vontade e 5% do esforço comparando à dedicação no lixado.

10-COMO ESCOLHES O VISUAL DOS TEUS BLOG’S/SITES?

Quando me apercebi da potencialidade de rentabilização dos sites optei por um estilo “adsense ready”, mas os sites tinham um aspecto pouco profissional e para além disso, diga-se a verdade, o objectivo deste tipo de visual é enganar o visitante. Agora opto pela usabilidade e velocidade de carregamento, gosto de oferecer uma boa experiência ao visitante e conseguir que ele volte e não esqueça o site.

11-COMO DECIDIDISTE CRIAR A CENTIMA E PORQUÊ?FOI DURO OS PRIMEIROS MESES DA CENTIMA? COMO ESTÃO AGORA AS COISAS?

Os primeiros tempos são sempre muito difíceis, a Centima não foi criada do zero, pelo que já levava alguma bagagem para seguir em frente quando foi criada. Antes de se chamar Centima, passou pela minha iniciação nos serviços online antiga Lusosites, mais tarde sofreu uma alteração, deixou de ser uma revenda de alojamento, adquiriram-se vps para manter os nossos clientes e juntou-se aos serviços do meu sócio com a denominação de HDASP. O ano passado (2011) é que se criou o que existe hoje, alugamos servidores dedicados, criamos uma nova imagem, novos serviços e criou-se uma nova denominação, desta vez uma marca nacional registada, a Centima e desde então é trabalhar todos os dias para alcançar grandes objetivos.

Estamos a evoluir constantemente, os nossos clientes aumentam diariamente, trabalhamos para abrir o mais rapidamente a nossa loja (está mesmo quase), sempre a trabalhar na evolução de conhecimentos e criar novos serviços.

12-PORQUE TOMASTE A DECISÃO DE ABRIR LOJA FÍSICA COM A CENTIMA E O QUE FAZEM POR LÁ?

O objectivo sempre foi expandir, criar postos de trabalho, entre outras coisas. Agora a Centima está a deixar de ser minha (como empresário em nome individual) e está a tornar-se numa firma, com 2 sócios. Na futura firma existirão várias vertentes, daí ser obrigatório um espaço físico. Para além do que já era feito (Alojamento,  registo de domínios, sites chave-na-mão, etc) existirão novos serviços como reparação e manutenção de computadores, venda de material informático, design e publicidade. Este tipo de serviços não convém ser executados num pequeno escritório em casa ou mesmo num espaço de coworking.

13-QUAL ERA A EMPRESA ONDE GOSTAVAS DE TRABALHAR?

Esta é aquela pergunta que tenho sempre resposta na língua, sinceramente não queria trabalhar em nenhuma empresa sem ser minha, gosto de ser o dono do meu tempo, não gosto de estar parado e gosto de arriscar. Ser dono do meu próprio negócio sempre foi o meu sonho de criança, afinal de contas desde os meus 15 anos que tenho um espírito empreendedor a trabalhar, sempre aproveitei “coisas” para as tornar num negócio (embora dantes fosse offline).

14-QUAIS SÃO OS TEUS PLANOS PARA O FUTURO, FALA-NOS UM POUCO DO QUE TENS EM MENTE PARA FAZER.

Planos não faltam, para já e o principal é acabar as obras na loja da Centima e abrir o mais rapidamente possível. Depois de abrir quero atingir um bom patamar de prestação de serviços e vendas para poder criar postos de trabalho.

Quanto aos blogs, embora já me sinta completamente à vontade para abrir muitos e em variados nichos, vou deixar um pouco de lado, trabalhar menos tempo neles e guardar só 1 ou 2, mas em vez de ter muitos micro-nichos quero ter 1 ou 2 referências na língua portuguesa (Portugal, Brasil, etc). Acredito que consiga (mais tarde ou mais cedo) afinal, ser peixe graúdo em lago pequeno não deve ser assim tão difícil – isto relativamente a Portugal.

Outra coisa que nunca deixo de lado é a aprendizagem, no mercado online não podemos parar de devorar conhecimento, as coisas mudam ao segundo.

Endereços úteis


Viewing all articles
Browse latest Browse all 9

Latest Images





Latest Images